terça-feira, 4 de setembro de 2012

Unhas roidas





Dá para imaginar que o “inocente” ato de roer as unhas pode ser resultado de um problema muito maior?
Essa mania tão comum que, em geral, é vista com maus olhos e considerada apenas um hábito negativo e anti-higiênico pode esconder uma doença chamada Onicofagia.

  • Mas o que é Onicofagia?
Este nome nada mais é do que o termo médico utilizado para designar o ato de roer as unhas. O hábito pode ser considerado um distúrbio comportamental, resultante de um mal-estar psíquico, e na maioria dos casos não é percebido pela pessoa “roedora”. Por vezes, o caso é tão sério que as unhas são ruídas até a base e o tecido epitelial (a pele encontrada envolta e por baixo das unhas) começa a ser devorado também!
  • Quando a doença se manifesta?
O problema geralmente surge aos 4 ou 5 anos de idade, fase em que as crianças sofrem mudanças emocionais, como o início da freqüência escolar, e podem procurar um hábito mais agressivo do que chupar o dedo, passando a roer as unhas como forma de liberar as tensões. Outra fase chave para o início da doença é a adolescência onde ocorre a maior incidência de casos (44% dos adolescentes são acometidos por esse mau hábito), mais uma vez devido às mudanças psicológicas sofridas neste período. O número de casos costuma diminuir após os 16 anos de idade, mas apresenta uma alta prevalência na faixa etária dos 4 aos 18 anos.


  • Duas dicas para ajudar a combater a Onicofagia:
- Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores;
- Ocupar as mãos com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos não perigosos) para desviar a atenção das unhas.







Imagens:https://www.google.com.br/search?q=unha+roida&hl=en&sa=N&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=AoBGULXuKNO30QHalIHADQ&ved=0CB4QsAQ&biw=1366&bih=665

Informações pegas nesse site:http://www.nossovicio.xpg.com.br/tag/unhas-roidas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário